terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Encontrando e entendendo as limitações do projeto

Hoje alguns membros do grupo se reuniram no Campus I com a professora Andrea Guimarães para discutir algumas ideias do projeto e para obter algumas sugestões e orientações com relação à montagem da célula e os materiais necessários para isso.
Descobrimos que alguns dos materiais necessários para a montagem da célula são de acesso controlado, como o óxido de titânio e a acetona na concentração correta, e que poderiam ser disponibilizados pelo CEFET-MG a partir do momento em que estivermos certos das quantidades necessárias para a confecção, para isso ainda precisamos pesquisar mais.
Além disso, descobrimos também que a utilização da clorofila como meio condutor de elétrons na célula não traria uma boa eficiência porque, como é um composto orgânico, sofre decomposição após algum tempo fora da célula da planta, diferentemente de outros materiais inorgânicos que são utilizados normalmente em células fotovoltaicas. A solução para esse problema seria o desenvolvimento de um corante que não sofresse decomposição e que mantivesse a proposta inicial de uma forma de energia totalmente limpa, renovável, de baixo custo e de grande eficiência, porém isso seria muito complexo e demandaria um conhecimento técnico muito avançado.
No entanto, percebemos que seria possível montar uma célula à base de clorofila com eficiência limitada, que poderia manter ligado um circuito simples por algum tempo, como de o de uma pequena lâmpada, por exemplo, e por isso, estamos avaliando mudar o foco do projeto para a explicação do funcionamento da célula por meio da construção dessa célula mais simples que ilustraria o objetivo do grupo.
Ainda esta semana teremos uma lista completa de todo o material a ser usado, com quantidades exatas a serem utilizadas. Isso acarretará em um grande avanço em nosso projeto. Em breve mais informações.


Agradecemos a visita!

Um comentário:

  1. Muito bom. Nada melhor que a consultoria certa, não é? É um om desafio para alunos de Engenharia Mecânica.

    ResponderExcluir