terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

E no meio do caminho tinha algumas várias pedras



Boa noite!

               Essa semana novamente não foi tão produtiva quanto esperávamos. Embora tenhamos conseguido o endereço de e-mail da professora Andrea Guimaraes e enviado um e-mail a ela, não obtivemos resposta até hoje (porém não a culpamos, inúmeros imprevistos podem ter ocorrido e ainda não soubemos o que realmente aconteceu). Se até amanhã (quarta-feira) não conseguirmos um resultado positivo, decidiremos em sala se procuraremos outro biólogo para nos orientar ou se tentaremos novamente entrar em contato com a professora Andrea. Quanto ao professor de laboratório de química, deixamos a cargo de Ingrid e Rafael olhar com a professora deles. Hoje eles foram ao Departamento de Química do Campus II e procuraram saber alguns materiais que poderíamos conseguir do laboratório, mas conseguiram apenas uma placa de chumbo (o que já um gasto a menos). Eles foram orientados a procurar no laboratório de química do Campus I, já que, como lá há o curso superior de Química, provavelmente haveria mais materiais disponíveis para o nosso projeto. Essa semana ainda eles conversarão com os encarregados do laboratório do Campus I. No próximo relatório semanal esperamos dar notícias positivas.
               Em um dos posts anteriores, foi perguntado por Marlon Nunes qual seria a forma de armazenar energia da nossa célula fotovoltaica. Respondendo a essa pergunta: o sistema de armazenamento de energia é o mesmo da célula solar usual. Na verdade, nosso objetivo não é mudar completamente a célula fotovoltaica tradicional. Focaremos apenas na capitação da energia solar, no melhoramento da eficiência dessa capitação e na utilização de materiais de baixo custo-benefício. Portanto, nosso projeto será apenas a célula, e não o painel por completo. Esperamos ter esclarecido sua dúvida, Marlon!
               Ainda nesta semana tentaremos conseguir nossos (prováveis) orientadores fixos, sejam eles biólogos, químicos ou da equipe do painel solar, além de conversarmos com alguém da equipe do painel que esteja realmente interessado em nos ajudar, uma vez que a última pessoa com quem supostamente conversaríamos não nos deu a devida atenção. Em breve traremos mais novidades!

               Agradecemos a visita!

2 comentários:

  1. A busca de orientação faz parte do processo.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a resposta. Lembrem-se de que um projeto em alguns aspectos deve ser explicado para um público de diferentes áreas, principalmente porque o projeto de vocês é transdiciplinar. Tenho alguns amigos biólogos, se quiserem entro em contato com eles para visualizar como podem contribuir para o trabalho de vocês. Criei um e-mail para trocarmos ideias, não sei se viram. Abraços, Marlon Nunes.

    ResponderExcluir